Tecnogera

voltar
Geração de energia
Controle de temperatura
Equipamentos elétricos
voltar
Geração de energia
  • Locação de geradores
    Extensa frota de grupos geradores a diesel, biodiesel, gás natural e biogás para o fornecimento de energia
  • Banco de carga
    Permite que o fornecimento de energia elétrica ao local seja realizado de forma contínua e constante
  • StandBy
    Extensa frota de grupos geradores a diesel, biodiesel, gás natural e biogás para o fornecimento de energia
  • TurnKey
    Se mantém no “modo de espera”, pronto para ser acionado assim que seu funcionamento for necessário
voltar
Controle de temperatura
  • Chiller
    São grandes resfriadores de água. É essa água que resfria o ambiente ou as máquinas das indústrias por meio de uma troca indireta de calor.
  • Derivativo
    Ajusta a intensidade do resfriamento ao levar em consideração a temperatura ideal
  • Fancoil
    São grandes caixas consideradas por muitos como o ar condicionado
  • On-off
    São controles ligam ou desligam os equipamentos de arrefecimento
  • Proporcional
    Respondem à mudança de temperatura antes que ela saia da faixa desejada
  • Rooftop
    Indicados para ambientes grandes e sem paredes, como salões e galpões.
voltar
Equipamentos elétricos

O mercado de sistemas isolados de energia

O Brasil enfrenta o desafio de fornecer energia elétrica a localidades remotas, especialmente nos estados do Norte. As concessionárias buscam parceiros para suprir demanda em regiões de difícil acesso onde prevalece geração térmica. O modelo PIE (Produtor Independente de Energia) da ANEEL visa eficiência máxima com tecnologias modernas, reduzindo custos de combustível, impactos ambientais e preços para o consumidor final, beneficiando estados como Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Fernando de Noronha.

Um país com dimensões continentais como o Brasil apresenta, além de uma série de características positivas, grandes desafios. Um deles, sem dúvida, é a garantia do fornecimento de energia elétrica em localidades remotas.

Além da capacidade de geração para atender as necessidades do setor produtivo e mais 204 milhões de habitantes, é preciso investir para que esta energia chegue às cidades e regiões de difícil acesso.

Sistemas Isolados e Parcerias

Com este objetivo, as concessionárias regionais buscam parceiros para fornecer energia e suprir a demanda destas regiões. Hoje, este modelo está presente em estados como Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Amapá, além de Fernando de Noronha.

Considerando que são regiões de difícil acesso, prevalece a geração térmica. Neste contexto, o atual cenário dos preços dos combustíveis no Brasil aumenta a necessidade de avaliação da eficiência dos parceiros das concessionárias para uma geração mais eficiente.

Modelo PIE e Benefícios

O modelo do Produtor Independente de Energia Elétrica (PIE) criado pela Aneel busca a eficiência de geração, uma vez que o PIE será responsável pela geração de energia na modalidade turnkey.

Este modelo é fundamental para que os sistemas isolados tenham, de fato, a melhor tecnologia e o menor custo para o consumidor. O objetivo é, com geradores mais eficientes, diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, reduzir os impactos ambientais e a geração de poluentes.

Assim, o custo da energia diminui, os consumidores pagam menos e o meio ambiente agradece.

Compartilhe: