Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

Você sabe o que são geradores?

O gerador elétrico transforma energia mecânica, química, solar ou de outra natureza em energia elétrica. Constituído por dois polos (positivo e negativo), mantém diferença de potencial fornecendo energia às cargas elétricas. O tipo mais simples é o dínamo, que converte energia mecânica através de imã em eixo rotativo criando campo magnético que gera corrente elétrica. Grupos geradores, por sua vez, são equipamentos de grande porte compostos por motor, gerador e tanque de combustível, indicados para locais que não podem ficar sem energia como hospitais, laboratórios e supermercados.

Há inúmeros tipos de geradores, o mais simples é conhecido como dínamo. Saiba mais sobre geradores e como funcionam.

O que é um gerador elétrico?

O gerador elétrico é um equipamento que transforma a energia mecânica, química, solar ou de qualquer outra natureza, em energia elétrica. Este dispositivo é constituído por dois polos (positivo e negativo) e trabalha de modo a manter uma diferença de potencial entre esses dois pontos.

O polo positivo é a fonte que possui maior potencial elétrico, enquanto o polo negativo apresenta menor potencial elétrico. Esses polos formam um circuito em que o gerador fornece energia potencial elétrica para as cargas, que saem dos polos negativos e passam ao polo positivo.

Tipos de geradores

Existem diversos tipos de gerador elétrico. O tipo mais simples e conhecido é o dínamo, que converte energia mecânica em energia elétrica. O dínamo é constituído por um imã fixo em um eixo móvel que, ao entrar em rotação, cria um campo magnético que gera corrente elétrica.

Grupos geradores de energia

Um grupo gerador de energia elétrica, por sua vez, é um equipamento de grande porte composto por gerador, motor responsável pelo acionamento do dispositivo e tanque de combustível para alimentação do motor.

Trata-se de uma máquina utilizada para suprir as necessidades energéticas de determinado local, seja como fonte principal ou complementar. A utilização do grupo gerador é indicada para ambientes que não podem ficar sem energia elétrica nem por poucos minutos, tais como hospitais, frigoríficos, laboratórios de pesquisa, supermercados e centros de convenção, dentre outros. Além disso, possui várias potências que vão de acordo com a necessidade de cada negócio.

Compartilhe: