Tecnogera

voltar
Geração de energia
Controle de temperatura
Equipamentos elétricos
voltar
Geração de energia
  • Locação de geradores
    Extensa frota de grupos geradores a diesel, biodiesel, gás natural e biogás para o fornecimento de energia
  • Banco de carga
    Permite que o fornecimento de energia elétrica ao local seja realizado de forma contínua e constante
  • StandBy
    Extensa frota de grupos geradores a diesel, biodiesel, gás natural e biogás para o fornecimento de energia
  • TurnKey
    Se mantém no “modo de espera”, pronto para ser acionado assim que seu funcionamento for necessário
voltar
Controle de temperatura
  • Chiller
    São grandes resfriadores de água. É essa água que resfria o ambiente ou as máquinas das indústrias por meio de uma troca indireta de calor.
  • Derivativo
    Ajusta a intensidade do resfriamento ao levar em consideração a temperatura ideal
  • Fancoil
    São grandes caixas consideradas por muitos como o ar condicionado
  • On-off
    São controles ligam ou desligam os equipamentos de arrefecimento
  • Proporcional
    Respondem à mudança de temperatura antes que ela saia da faixa desejada
  • Rooftop
    Indicados para ambientes grandes e sem paredes, como salões e galpões.
voltar
Equipamentos elétricos

Transformadores de energia: Tipos e como escolher para o meu negócio

Transformadores elétricos convertem valores de corrente e tensão através de enrolamentos e núcleo. Tipos principais: autotransformadores residenciais (110V/220V), eletrônicos (baixas tensões), distribuição (postes de rua), força (subestações industriais) e baixa tensão (circuitos internos). Escolha depende da finalidade, local e necessidades específicas do negócio. Uso incorreto da tensão pode danificar equipamentos permanentemente.
Close-up de uma máquina industrial vermelha, destacando o nome Tecnogera em branco e seu logotipo estilizado em formato de escudo. A imagem ressalta o compromisso da marca com energia em movimento, enquanto o fundo desfocado faz com que a atenção fique na cor vibrante e no visual da Tecnogera.
Close-up de uma máquina industrial vermelha, destacando o nome Tecnogera em branco e seu logotipo estilizado em formato de escudo. A imagem ressalta o compromisso da marca com energia em movimento, enquanto o fundo desfocado faz com que a atenção fique na cor vibrante e no visual da Tecnogera.

Um transformador elétrico é um dispositivo utilizado na transformação dos valores de corrente e tensão, que também podem ser utilizados para garantir a alteração das impedâncias dentro de circuitos elétricos.

Eles são compostos basicamente por dois componentes, o enrolamento e o núcleo com a função de transferir a corrente de um enrolamento para o outro.

Tipos de transformadores

Os transformadores usados em residências, são chamados de autotransformadores, eles transformam 110V em 220V ou vice-versa. Ainda existem os transformadores eletrônicos, que transformam a tensão da nossa tomada 127V, em tensões significativamente menores como 9, 12, 24 volts.

Os transformadores de distribuição, são aqueles instalados nos postes das ruas. Eles recebem a tensão que vem das subestações e a rebaixam para 220/127 volts, tensão de nossas tomadas residenciais.

Transformadores de força, são dispositivos instalados em subestações industriais e comerciais, que demandam mais de 75 quilowatt-hora de consumo. Nesta condição, se faz necessário a aquisição de um transformador que receberá a energia entregue pela concessionária local em média tensão.

Os transformadores de baixa tensão, são destinados para adequação de tensão em circuitos de distribuição internos. Normalmente com voltagens de 440, 380 ou 220, são utilizados com máquinas industriais, sistemas fotovoltaicos, redes de iluminação, ar condicionado, etc.

Como escolher o transformador de energia?

Tudo vai depender da finalidade de uso no seu negócio. Definir como a energia chegará até seu estabelecimento ou indústria, se há apenas a necessidade de transformar a energia em determinados equipamentos.

Dependendo do local e do tamanho das suas instalações, pode ser necessária a adequação da tensão. Nesse caso, o transformador de potência e distribuição, ajustam às diferentes partes de um circuito fazendo com que a transmissão de energia elétrica – em distâncias médias e grandes – aconteça de uma forma mais econômica.

Eles são usados nas concessionárias de energia, interligando os sistemas de geração e transmissão de energia com os sistemas que ficam nos locais onde a distribuição é feita. No entanto, podem ser empregados ainda em subestações de indústrias de grande porte.

Autotransformador

O autotransformador permite o ajuste da tensão elétrica fornecidas pela distribuidora de energia. Podem ser acionados de acordo com a necessidade do aparelho.

Tipos de tensões

Por teoria, tensão elétrica é responsável por levar os elétrons através dos condutores (fios) para o aparelho, e a corrente é a responsável por fazê-lo funcionar.

No Brasil, existem as tensões 127 volts e 220 volts, dependendo da concessionária responsável pela distribuição da sua cidade.

Como já foi dito, alguns aparelhos só são encontrados na tensão 220v, dependendo da intenção de uso é necessário que eles recebam a tensão correta de uso, através de um autotransformador.

O que acontece se eu ligar meu aparelho na tensão errada?

Um aparelho que trabalha em 127V, ligado em uma tomada 220V, receberá um carga alta de tensão e poderá queimar. Já os equipamentos 220V ligados em uma tomada 127V provavelmente não irão funcionar.

Antes de escolher um transformador, verifique se ele está dentro de todas as normas vigentes para garantir a segurança de seus aparelhos. Nós trabalhamos com os melhores equipamentos em geração de energia para o seu negócio, entre em contato! Não deixe de acompanhar o nosso blog com dicas e novidades do setor.

Compartilhe: