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Saiba o que é e qual a finalidade do sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento controla temperatura mínima e máxima do motor a combustão, mantendo temperatura ideal de trabalho. Evita dilatação excessiva, desgaste precoce, reduz consumo de combustível e emissão de gases poluentes. Dois tipos: arrefecimento a ar (dissipação atmosférica) e a água (termossifão ou circulação forçada). Termossifão: líquido arrefecimento, ventoinha, radiador, bomba d'água, válvula termostática. Circulação forçada usa bomba centrífuga. Geradores usam sistema termossifão. Componentes: radiador resfria líquido através do ar impulsionado pela hélice do motor.

O que é e qual a finalidade do sistema de arrefecimento

Entenda os detalhes do funcionamento de um sistema de arrefecimento e como ele influencia no processo de climatização de ambientes. Responsável por regular e controlar temperaturas consideradas ideais, o sistema de arrefecimento garante o melhor desempenho e durabilidade de máquinas, motores e materiais. Na climatização de ambientes, garante o conforto de pessoas e animais.

O que é sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento tem a finalidade controlar a temperatura mínima e máxima do motor a combustão. É responsável por deixar o motor sempre na temperatura ideal de trabalho, fazendo com que não se tenha uma grande dilatação nas peças de contato, e consequentemente, evitando desgaste precoce de componentes essenciais e diminuindo o consumo de combustível e emissão gases poluentes.

Tipos de sistema de arrefecimento

Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento: Sistema de arrefecimento a ar, que consiste na dissipação de calor através da atmosfera e o sistema de arrefecimento a água que pode ser dividido em dois, chamados sistemas por termossifão e circulação forçada.

Sistema termossifão

O sistema termossifão é constituído por:

  • Líquido de arrefecimento
  • Ventoinha
  • Radiador
  • Bomba d’água
  • Válvula termostática

De acordo com a temperatura ideal de funcionamento do motor, o sistema controla o fluxo do líquido de arrefecimento para o radiador através da válvula termostática. Dessa maneira o líquido de arrefecimento circula entre o radiador e bloco do motor realizando a troca de calor.

Sistema de circulação forçada

O sistema de circulação forçada usa bomba centrífuga que promove a circulação forçada do meio arrefecedor. Possui válvula termostática entre o cabeçote do motor e o radiador para o controle da temperatura e a quantidade de água desse sistema pode ser reduzida consideravelmente, pois a água está sob pressão e circula com maior velocidade que no termossifão.

Sistema de arrefecimento do grupo gerador

O tipo de sistema do gerador de energia é termossifão. Aliás, montamos um material com tudo o que você precisa saber sobre aluguel de geradores de energia. Com auxílio da bomba d’água, o líquido arrefecimento circula no bloco no motor em funcionamento, através das canaletas e dutos. O líquido percorre no bloco realizando a troca de calor. Após a temperatura do líquido aumentar, a válvula termostática começa a recuar através da sua dilatação e, consequentemente, liberado o fluxo de líquido para o radiador, que, em alta temperatura passa a ser resfriada por meio de troca de calor.

Componentes do sistema de arrefecimento

Agora que já entendemos o funcionamento principal de um sistema de arrefecimento, listamos os seus componentes:

Radiador

Realiza o resfriamento do líquido arrefecimento através do ar impulsionado pela hélice ligada ao eixo do motor. O líquido circula entre as aletas realizando a troca de calor entre as comédias que nele constituem.

Líquido de arrefecimento

Essencial para evitar a corrosão dos componentes metálicos do motor. É formado por uma combinação entre água destilada, anticongelantes e aditivos antioxidantes.

Hélice

Responsável em impulsionar e circular o ar entre o radiador, dessa forma a ar atmosférico realiza a troca de calor entre as aletas.

Bomba d’água

Tem a função de circular o líquido arrefecimento dentro de todo o sistema. Seu acionamento é por conjunto de correias ou polias.

Válvula termostática

É responsável em manter o motor em temperatura ideal de funcionamento, quando o motor está frio a válvula se mantem fechada, portanto, o líquido circula apenas no bloco do motor. Após o aumento da temperatura a válvula começa a dilatar e abrir possibilitando o fluxo de água entre o radiador e resfriando o líquido arrefecimento.

Sensor de temperatura

É um componente de proteção e leitura, envia dados de leitura para o controlador, dessa forma é possível monitorar a temperatura de funcionamento do sistema de arrefecimento. Caso a temperatura ultrapasse o limite o sensor envia um sinal para interromper imediatamente o funcionamento do motor.

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