Conceito de Diferença de Potencial
Também chamada de tensão elétrica, a diferença de potencial elétrico é uma grandeza física que está diretamente associada ao conceito de corrente elétrica — que é o fluxo de partículas carregadas que passam por um condutor de forma ordenada. Para existir esta corrente elétrica entre dois pontos, é preciso que haja uma diferença de potencial elétrico entre eles.
Movimento das Partículas Carregadas
As partículas carregadas estão em constante movimento aleatório e, quando recebem um campo elétrico na região das cargas, passam a ter movimento ordenado. Para entender o conceito de diferença de potencial elétrico, basta ter em mente que todo corpo que está eletrizado recebeu ou perdeu elétrons: um corpo que recebeu elétrons fica carregado negativamente, enquanto o que perdeu ou cedeu elétrons fica positivamente carregado.
Desequilíbrio e Potencial
Esse desequilíbrio significa que cada corpo possui um potencial elétrico diferente, ou seja, que existe uma diferença de potencial elétrico.
Como Calcular a Diferença de Potencial Elétrico?
A diferença de potencial elétrico é uma grandeza medida em Volts (V), e seu cálculo é feito por um instrumento de precisão chamado voltímetro. Para se chegar ao valor da diferença de potencial elétrico, é feita uma conta que considera a diferença de voltagem entre o ponto A (carga positiva) e o ponto B (carga negativa), a partir da seguinte fórmula:
Fórmula de Cálculo
Diferença de potencial = Volts ponto A – Volts ponto B