Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

Quais os riscos para a energia com o nível de armazenamento dos reservatórios de água tão baixos?

A crise hídrica brasileira ocasionada pela falta de chuvas afeta abastecimento de água e impacta fornecimento de energia elétrica. Cerca de 80% da eletricidade é produzida em hidrelétricas que estão com níveis críticos, aumentando riscos de apagões e racionamento. Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste com reservatórios abaixo de 20% da capacidade. Medidas como aluguel de geradores e expansão de energia eólica podem ajudar a mitigar a crise.

A crise hídrica atualmente vivida pelo Brasil preocupa.

O problema, ocasionado pela falta de chuvas, afeta o abastecimento de água para milhares de lares e também impacta no fornecimento de energia elétrica em todo o território nacional.

Isso porque cerca de 80% de toda a eletricidade do país é produzida em hidrelétricas, que também estão com os reservatórios baixos.

Nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o nível médio dos reservatórios que abastecem as hidrelétricas não ultrapassa a casa dos 20%.

Com pouca água, as usinas não conseguem produzir energia elétrica suficiente para abastecer o país e o risco de ocorrerem apagões se torna cada vez mais latente — bem como a necessidade de racionamento e aumento na tarifa da conta de luz.

Este tipo de medida, juntamente com soluções como o aluguel de geradores de energia e instalação de mais parques eólicos pelo Brasil, pode diminuir os riscos de uma crise energética relacionada aos baixos níveis dos reservatórios de água.

Compartilhe: