Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

Para que serve um protetor de cabos elétricos?

Segurança é palavra de ordem em instalações elétricas para evitar acidentes graves e prejuízos com equipamentos. Protetores de cabos elétricos garantem que energia seja distribuída corretamente sem causar problemas. Protegem contra fatores externos como faísca de cigarro ou fósforo que podem provocar incêndios. Soluções incluem revestimento ablativo, proteção metálica contra corrosão e caixas de passagem que organizam instalações e facilitam manutenção.

Segurança em instalações elétricas

Segurança é a palavra de ordem em qualquer tipo de instalação elétrica, principalmente para evitar acidentes graves e prejuízos com equipamentos. Uma das maneiras de garantir a segurança é a utilização de protetores de cabos elétricos, que garantem que a energia seja distribuída corretamente e sem causar problemas.

A proteção de cabos elétricos também é fundamental para evitar acidentes causados por fatores externos ao sistema elétrico, como a presença de uma faísca de cigarro ou fósforo — que podem provocar incêndios e explosões.

Soluções de proteção para cabos elétricos

Atualmente, existem diversas soluções para proteger os cabos elétricos, como revestimento ablativo de cabos, que fornece de 30 minutos a duas horas de proteção contra fogo.

Os cabos elétricos também podem ser encontrados com um fino revestimento de metal, que evita a corrosão do cabo e previne o desgaste natural.

O ideal é que cada cabo elétrico receba uma proteção específica, de acordo com o local de instalação e suas características de uso. O revestimento de cabos residenciais, por exemplo, será totalmente diferente do aplicado em instalações elétricas de uma plataforma de petróleo.

Organização e manutenção

Outra solução eficaz é o uso de caixas de passagem de cabos e fios elétricos, que organizam a instalação de fiações, unindo fios e cabos elétricos ou fazendo a ligação de fios em interruptores ou tomadas.

Além de conferir maior segurança às instalações, essas caixas facilitam a manutenção e o reparo, uma vez que subdividem a instalação em partes.

Compartilhe: