Tecnogera

voltar
Geração de energia
Controle de temperatura
Equipamentos elétricos
voltar
Geração de energia
  • Locação de geradores
    Extensa frota de grupos geradores a diesel, biodiesel, gás natural e biogás para o fornecimento de energia
  • Banco de carga
    Permite que o fornecimento de energia elétrica ao local seja realizado de forma contínua e constante
  • StandBy
    Extensa frota de grupos geradores a diesel, biodiesel, gás natural e biogás para o fornecimento de energia
  • TurnKey
    Se mantém no “modo de espera”, pronto para ser acionado assim que seu funcionamento for necessário
voltar
Controle de temperatura
  • Chiller
    São grandes resfriadores de água. É essa água que resfria o ambiente ou as máquinas das indústrias por meio de uma troca indireta de calor.
  • Derivativo
    Ajusta a intensidade do resfriamento ao levar em consideração a temperatura ideal
  • Fancoil
    São grandes caixas consideradas por muitos como o ar condicionado
  • On-off
    São controles ligam ou desligam os equipamentos de arrefecimento
  • Proporcional
    Respondem à mudança de temperatura antes que ela saia da faixa desejada
  • Rooftop
    Indicados para ambientes grandes e sem paredes, como salões e galpões.
voltar
Equipamentos elétricos

O que são e quais são os tipos de rotores eólicos?

O rotor eólico é componente essencial das turbinas que convertem energia cinética do vento em elétrica. Formado por pás, cubo e mecanismos de controle, pode ter eixo vertical ou horizontal. Verticais incluem Savonius (eficiente em ventos fracos) e Darrieus. Horizontais são mais eficientes, com modelos de três pás tendo melhor custo-benefício, alcançando 45% de eficiência em ventos fortes e gerando até 5...

Componente da turbina eólica (equipamento responsável por converter a energia cinética do vento em energia mecânica que, posteriormente, será transformada em energia elétrica), o rotor eólico é formado por pás, cubo do aerogerador e mecanismos de controle de passo.

Tipos de Rotores Eólicos

O rotor eólico pode ter eixo vertical ou horizontal. No primeiro tipo, a energia do vento é aproveitada sem que seja necessário mudar a posição do rotor — uma vez que ele não gira seguindo a direção do vento. Trata-se de um modelo de rotor eólico indicado para espaços urbanos, embora apresente desempenho inferior ao rotor de eixo horizontal.

Rotores de Eixo Vertical

Existem dois tipos de rotor eólico vertical. O Rotor de Savonius é movido pela força de arrasto do ar (força que faz resistência ao movimento de um corpo sólido através de um fluido gasoso ou líquido — neste caso, o vento), e sua eficiência é maior em ventos fracos. O Rotor de Darrieus, por sua vez, é constituído por pás verticais que se movimentam com a ação do vento, sendo mais vantajoso que a primeira opção.

Rotores de Eixo Horizontal

O rotor eólico horizontal, por sua vez, tem funcionamento parecido com o de moinhos de vento, com perfil aerodinâmico, contendo de uma a três pás ou mais (multipás). Os modelos com três turbinas são considerados os mais eficientes, com bom custo-benefício.

Este modelo de rotor eólico precisa ser instalado em locais mais altos e ter comprimento longo – com 100 metros de altura ou mais, podendo gerar até 5 megawatts de energia. O pico de geração de energia de um rotor eólico horizontal é ocasionado por ventos fortes, com eficiência superior a 45%. Em ventos fracos, tem eficiência média de 30%.

Os rotores eólicos do tipo horizontal são divididos em duas categorias: frontal (upwind), com pás rígidas e um dispositivo motorizado que orienta o rotor de acordo com a direção do vento; e de retaguarda (downwind), na qual o vento sopra pela retaguarda das pás e o rotor é flexível e se orienta automaticamente.

Compartilhe: