Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

O que são e quais são as usinas termelétricas brasileiras?

As usinas termoelétricas produzem energia elétrica a partir de calor liberado pela combustão de carvão natural, óleo combustível, madeira e gás natural. Funcionamento: material é queimado aquecendo caldeira gerando vapor em alta pressão que move turbinas conectadas ao gerador. Vantagens incluem construção próxima aos centros consumidores economizando transmissão e produção constante independente do clima. Brasil possui quase 2 mil termoelétricas responsáveis por um quarto da capacidade total. Destaques incluem Complexo Jorge Lacerda em SC maior da América Latina...

Alternativa às hidrelétricas, a usina termelétrica produz energia elétrica a partir da energia liberada em forma de calor, geralmente pela combustão de produtos como carvão natural, óleo combustível, madeira e gás natural.

Funcionamento das Termelétricas

Em geral, a queima desses combustíveis libera resíduos poluentes na atmosfera, causando diversos impactos ambientais.

Embora existam diferentes tipos de usina termelétrica, cada qual utilizando um combustível diferente, seu funcionamento é praticamente o mesmo: o material é queimado em uma câmera de combustão, e o calor gerado aquece uma caldeira de água, gerando vapor em alta pressão.

Esse vapor d’água, por sua vez, move as pás de uma turbina que está conectada ao gerador de eletricidade, fazendo com que ele funcione. Em seguida, o vapor é resfriado, voltando à caldeira em estado líquido.

Vantagens e Desvantagens

Em contrapartida aos impactos ambientais e os gastos com combustível, as termelétricas têm como vantagem a possibilidade de construção em locais próximos aos centros consumidores, o que permite economia com as redes de transmissão e evita desperdício de energia elétrica.

Além disso, a produção é constante, uma vez que não depende de situações climáticas — como é o caso das hidrelétricas, que podem ter a capacidade reduzida em períodos menos chuvosos.

Panorama no Brasil

Atualmente, o Brasil possui quase 2 mil usinas termelétricas, responsáveis pela geração de aproximadamente um quarto da capacidade total do País.

Principais Usinas por Região

Sudeste

  • Usina Piratininga (SP) – 190 MW
  • Usina Açucareira da Serra (entre São Carlos e Ibaté/SP)
  • Usina Euzébio Rocha (Cubatão/SP)
  • Usina de Juiz de Fora (MG) – 87 MW (primeira do mundo a operar com etanol)
  • Ibitermo (Ibirité/MG) – em operação desde 2002

Sul

  • Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (Capivari de Baixo/SC) – 857 MW (maior da América Latina movido a carvão)

Nordeste

  • Usina Termelétrica Campina Grande (PB) – funciona como reserva energética
  • Termoaçu (Vale do Açu Jesus Soares Pereira) (Alto do Rodrigues/RN) – exemplo de cogeração (energia + vapor para extração de petróleo)

Curiosidade

A Usina de Juiz de Fora (MG) tem uma produção média diária de 4.761 MWh, enquanto o Complexo Jorge Lacerda (SC) possui 10 geradores em ciclo térmico simples e é um dos maiores da América Latina em capacidade instalada.

Compartilhe: