Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

O que é uma tomada elétrica e quais são os tipos de tomada existentes?

A tomada elétrica é ponto de conexão que fornece eletricidade principal para plugue macho. Tipos comuns possuem dois terminais para circuitos monofásicos ou bifásicos com terceiro terminal para aterramento. Antes da padronização brasileira de julho 2011 havia mais de 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas necessitando adaptadores. Cada país possui normas próprias. Principais tipos mundiais incluem A e B (americano/japonês), C/E/F/J/L (europeu), G (Reino Unido - mais seguro), D (Índia), H (Israel), I (Argentina/Oceania), M (África) e N (Brasil desde 2010).
Imagem do logotipo do "The Voice Brasil" sobre um fundo vermelho escuro com efeito esfumaçado. A mão clássica fazendo o sinal de paz segura um microfone, e ao lado direito está o nome "The Voice Brasil" em destaque, com letras brancas e vermelhas. Esse visual é utilizado no portal da Tecnogera.
Imagem do logotipo do "The Voice Brasil" sobre um fundo vermelho escuro com efeito esfumaçado. A mão clássica fazendo o sinal de paz segura um microfone, e ao lado direito está o nome "The Voice Brasil" em destaque, com letras brancas e vermelhas. Esse visual é utilizado no portal da Tecnogera.

A tomada elétrica é o ponto de conexão que fornece a eletricidade principal para um plugue macho conectado a ela.

Os tipos mais comuns possuem dois terminais utilizados em circuitos monofásicos ou bifásicos.

Algumas tomadas possuem um terceiro terminal, denominado “ligação de terra” ou “terra”.

Outros tipos de tomadas, como a trifásica, são utilizados em setores específicos, como indústrias e fábricas.

Antes da padronização brasileira, em julho de 2011, o consumidor convivia com mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes, o que tornava necessário o uso indiscriminado de adaptadores para a conexão dos aparelhos.

Os plugues de três pinos passaram a ser utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento, como o ar-condicionado, refrigeradores e computadores.

Padrões de tomadas pelo mundo

Cada país possui suas próprias normais e tipos de tomadas e plugues. Conheça os principais tipos de tomadas que são utilizadas no mundo:

Tomada tipo A e tipo B

É o antigo padrão brasileiro, ainda utilizado nas Américas do Norte e Central e no Japão.

Este plugue é composto por dois pinos achatados e paralelos.

Nos Estados Unidos, um dos pinos costuma ser mais largo do que o outro (isso pode dificultar a conexão de um produto elétrico americano a uma tomada japonesa, por exemplo).

Em alguns casos, o plugue contém também uma entrada para fio terra: um pino redondo logo abaixo das duas abas.

Tomada tipo C, E, F, J, L

Com exceção do Reino Unido, este é o padrão europeu de tomadas.

O plugue tipo C era o mais comum no Brasil antes da alteração do padrão. Possui dois pinos arredondados e paralelos. É o plugue mais comum em todo o mundo.

O tipo F, comum na Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Portugal, Noruega, Rússia e Suécia, possui duas de suas extremidades que são clipes usados como fio terra.

O tipo E é um plugue redondo, com dois pinos arredondados e paralelos com um pequeno orifício no alto. Esta versão, a tipo E, evita choques e aumenta o uso do fio terra. Utilizado na Bélgica, França, Polônia, República Checa e Eslováquia.

A tomada tipo L possui três pinos paralelos e de igual tamanho. Com ela é preciso atenção na diferença de amperes. Existem dois modelos: um para 10A e outro para 16A. O primeiro é o mais comum e funciona normalmente com tomadas tipo C. Já o plugue para 16A possui mais espaço entre os pinos e eles são mais largos. Não deve ser usado com tomadas tipo C.

A Suíça adotou o padrão tipo J, semelhante ao brasileiro, no entanto, não compatível. O plugue tipo J possui três pinos redondos, dois paralelos e o terceiro central.

Tipo G

Países como Reino Unido, Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes, Escócia, Inglaterra, Hong Kong, Irlanda, Malásia e Uganda adotaram o tipo G.

Este modelo é considerado o mais seguro do mundo e é identificado pelos três retângulos que formam o desenho de um triângulo. Seus plugues possuem um fusível. Ao adquirir um adaptador, é importante informar-se sobre o número de ampères para seu aparelho funcionar corretamente.

Tipo D

Usado antes dos anos 1960 no Reino Unido, o tipo D ainda é padrão na Índia, Paquistão e outros países da região. Ela possui três pinos largos e redondos, formando o desenho de um triângulo.

Tipo H

A tomada tipo H é utilizada somente em Israel. Esta tomada possui três pinos largos e redondos formando um “V”. Apesar de seu desenho peculiar, ele aceita plugues do tipo C (padrão europeu).

Tipo I

Utilizada na Argentina e Oceania (Austrália, Argentina, Fiji, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné) a tomada tipo I possui três pinos achatados. Dois na diagonal e outro na posição vertical, na parte inferior.

Tipo M

A tomada tipo M possui três pinos largos e redondos, formando o desenho de um triângulo. É bem similar ao plugue usado na Ásia Meridional, porém, esse tem pinos mais largos. A tomada tipo M também é usada na Suazilândia e em Lesoto. A África do Sul também incluiu o tipo N como um dos seus padrões oficiais.

Tipo N

Em vigor desde 2010, as tomadas tipo N são utilizadas apenas no Brasil. São três pinos redondos, sendo dois paralelos e um terceiro no meio e ligeiramente abaixo. Este tipo de tomada não permite o uso de plugues com pinos achatados (tipo A e B). No entanto, é possível usar plugues tipo C mais novos (lançados depois de 2008).

Compartilhe: