Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

O que é e como funciona um gerador trifásico?

Ao contrário dos equipamentos domésticos que utilizam tensão monofásica, a maioria dos geradores de energia (assim como outros equipamentos de grande porte) utiliza tensão trifásica para suportar seu funcionamento e oferecer as melhores condições. Gerador trifásico tem três fios de energia (fase A, B e V) mais o neutro, com três ondas monofásicas trabalhando em conjunto. Diferenciais incluem menor necessidade de cobre/alumínio, motores menores com partida independente, torque constante e menos vibrações, resultando em potência instantânea constante.

Ao contrário dos equipamentos domésticos que utilizam tensão monofásica, a maioria dos geradores de energia (assim como outros equipamentos de grande porte) utiliza tensão trifásica para suportar seu funcionamento e oferecer as melhores condições para o fornecimento de energia.

O gerador trifásico tem este nome porque é alimentado por três fases, ou seja, existem três fios de energia localizados na parte superior e o fornecimento é feito a partir de outros fios: neutro, fase A, fase B e fase V.

Esta nomenclatura é universal e estabelecida justamente para facilitar a identificação no momento da manutenção.

A energia trifásica de um gerador tem por característica três ondas monofásicas que trabalham em conjunto.

Um dos grandes diferenciais do sistema trifásico é que ele necessita de uma quantidade menor de cobre, ou alumínio, para gerar a mesma potência de um sistema monofásico.

Os geradores trifásicos, em geral, são menores e seu motor tem a capacidade de partida independente de outros dispositivos.

O segredo está no campo girante resultante das três fases que são produzidas.

Além disso, o torque do motor do gerador trifásico é constante e sofre menos com vibrações.

Como resultado, a potência instantânea também é constante.

Compartilhe: