Entenda como isso funciona e o que fazer para gastar menos.
O interesse em saber como economizar energia elétrica parte de empresas, comércios, indústrias e uma série de outros estabelecimentos, principalmente aqueles com maior consumo, mas um detalhe nem sempre considerado é o horário de ponta.
É fundamental conhecer sobre o assunto para poder planejar um uso inteligente da energia elétrica e a consequente redução nas faturas, mesmo sem ter que afetar em nada a produtividade e eficiência da companhia. Se você quer tirar suas dúvidas, veio ao lugar certo!
O que é Horário de Ponta?
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é o período que se estende a toda a sua área de concessão e considera a curva de carga do sistema elétrico, composto por 3 horas consecutivas por dia.
Em outras palavras, é o período do dia em que o consumo de eletricidade é maior, o que significa que as concessionárias precisam enviar uma maior quantidade de energia elétrica para suprir as necessidades dos seus clientes.
Via de regra, ele acontece nos horários em que a maioria das pessoas chega em casa do trabalho ou de suas atividades cotidianas e vai tomar banho, dado que o chuveiro é um dos eletrodomésticos com maior consumo elétrico, embora o período do dia possa variar de acordo com cada concessionária.
Por outro lado, muitas empresas e indústrias ainda estão em seu horário de funcionamento, o que significa que a demanda é realmente intensa. Devido a isso, as concessionárias praticam um preço mais elevado pelo fornecimento de energia nesses horários.
Sua existência é regulada legalmente pela Resolução Normativa ANEEL nº 482, de 17 de abril de 2012, ou seja, as concessionárias possuem respaldo legal para praticar preços diferentes em tais horários.
Como Economizar Energia Elétrica no Horário de Ponta?
A primeira medida que poderia surgir na mente para as empresas e indústrias seria desligar alguns de seus equipamentos e máquinas, especialmente aqueles que apresentam maior consumo de energia, de refrigeradores a máquinas de linhas industriais, por exemplo.
O grande problema é que essa é uma situação impraticável, dada a demanda das indústrias, que por vezes precisam trabalhar ininterruptamente, e também dos comércios e outras empresas, que encontram nesses horários alguns dos principais para seu faturamento.
A solução ideal para esse caso é contar com um gerador de energia, o qual é capaz de suprir as necessidades energéticas dos estabelecimentos até que os horários de ponta terminem e, assim, elas voltem a contar com a rede elétrica tradicional, sem qualquer tipo de prejuízo funcional ou tempo de inatividade.
Os geradores standby e sua utilização no horário de ponta proporcionam uma relação perfeita para tal necessidade, já que esse tipo de equipamento fica em modo de espera e entra em ação apenas em momentos especiais e esporádicos.
Além disso, eles podem ser escolhidos de acordo com a necessidade energética de cada empresa ou indústria, o que significa que sempre haverá uma solução perfeita para o que o estabelecimento precisa.
Se você quer entender como economizar energia elétrica na prática em sua indústria, comércio ou outro tipo de estabelecimento, conte com o aluguel de geradores oferecido pela Tecnogera e tenha uma solução personalizada e com excelente custo-benefício para a sua empresa!