Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

Descubra se é possível obter energia do gás natural

O gás natural é combustível fóssil formado pela decomposição milenar de materiais orgânicos, composto por hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano). Encontrado no subsolo terrestre e marítimo próximo a jazidas petrolíferas, tem como principal aplicação a geração de energia limpa em indústrias, residências e veículos (GNV). Considerado uma alternativa mais barata e menos poluente que gasolina e álcool, com benefícios ambientais e redução de custos de manutenção.

O gás natural é um combustível fóssil formado a partir da decomposição de materiais orgânicos que se acumularam ao longo de milhares de anos. Composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases), o gás natural pode ser encontrado no subsolo terrestre e marítimo, geralmente próximo a jazidas de petróleo.

A principal aplicação do gás natural é como fonte de energia, seja em indústrias, residências ou veículos. O gás natural veicular (GNV) é considerado uma das melhores alternativas para o uso do álcool e gasolina. Isso porque, além de ser um produto mais barato, o GNV gera menores índices de poluentes atmosféricos, sendo considerado uma fonte de energia limpa.

Nas indústrias, o gás natural é utilizado como combustível para fornecer calor em diversos setores, proporcionando benefícios significativos ao meio ambiente e reduzindo custos com manutenção de máquinas e armazenamento de combustível.

Exploração e processamento do gás natural

Os reservatórios de gás natural são constituídos de rochas porosas capazes de reter petróleo e gás. Após a descoberta de um reservatório, são perfurados diversos poços para a realização de um mapeamento do reservatório e captação do gás. Todo o gás captado é processado, transportado e distribuído entre os consumidores.

Compartilhe: