Tecnogera

voltar
Geração de energia
Controle de temperatura
Equipamentos elétricos
voltar
Geração de energia
  • Locação de geradores
    Extensa frota de grupos geradores a diesel, biodiesel, gás natural e biogás para o fornecimento de energia
  • Banco de carga
    Permite que o fornecimento de energia elétrica ao local seja realizado de forma contínua e constante
  • StandBy
    Extensa frota de grupos geradores a diesel, biodiesel, gás natural e biogás para o fornecimento de energia
  • TurnKey
    Se mantém no “modo de espera”, pronto para ser acionado assim que seu funcionamento for necessário
voltar
Controle de temperatura
  • Chiller
    São grandes resfriadores de água. É essa água que resfria o ambiente ou as máquinas das indústrias por meio de uma troca indireta de calor.
  • Derivativo
    Ajusta a intensidade do resfriamento ao levar em consideração a temperatura ideal
  • Fancoil
    São grandes caixas consideradas por muitos como o ar condicionado
  • On-off
    São controles ligam ou desligam os equipamentos de arrefecimento
  • Proporcional
    Respondem à mudança de temperatura antes que ela saia da faixa desejada
  • Rooftop
    Indicados para ambientes grandes e sem paredes, como salões e galpões.
voltar
Equipamentos elétricos

Descubra os princípios de funcionamento de um motor de indução trifásico

O motor de indução é um tipo de motor elétrico que funciona a partir de dois campos magnéticos girantes. Trata-se de um dispositivo amplamente utilizado em atividades industriais, especialmente as que envolvem a geração de energia elétrica. O estator se mantém fixo à carcaça do motor, e tem por função conduzir a energia e transformá-la em elétrica.

O motor de indução é um tipo de motor elétrico que funciona a partir de dois campos magnéticos girantes. Trata-se de um dispositivo amplamente utilizado em atividades industriais, especialmente as que envolvem a geração de energia elétrica.

De estrutura e funcionamento considerados simples, o motor de indução trifásico é composto basicamente por um rotor (parte móvel do motor) e um estator (parte fixa) que funcionam de forma simultânea, além de um espaço entre essas duas estruturas — que recebe o nome de entreferro. Tanto rotor como estator são compostos por finas chapas de aço magnético em forma de anel, que são tratadas de forma a reduzir perdas do campo magnético.

O estator se mantém fixo à carcaça do motor, e tem por função conduzir a energia e transformá-la em elétrica. O rotor, por sua vez, é uma estrutura que gira em torno de seu próprio eixo, produzindo movimento de rotação e energia.

As estruturas do rotor e do estator são montadas a partir de um eixo em comum, por onde passa um enrolamento trifásico que permite a passagem do fluxo magnético que, por sua vez, forma três circuitos simétricos interligados. O resultado é uma interligação em forma de estrela ou em triângulo.

Tipos de motores trifásicos

Os motores trifásicos podem ser assíncronos ou síncronos. Os modelos assíncronos são fabricados em diferentes potências e velocidades para atender às tensões padronizadas da rede elétrica: 220V, 380V, 440V ou 760V. Esse tipo de motor é o mais empregado em indústrias, e oferecem melhores condições de operação do que os motores monofásicos — que necessitam de auxílio na partida.

Os motores trifásicos síncronos são máquinas que promovem a transformação da energia elétrica recebida em energia mecânica para movimentar determinado motor ou maquinário.

Compartilhe: