Considerados componentes fundamentais em qualquer construção ou equipamento, os condutores elétricos são responsáveis por levar a energia elétrica de um ponto a outro em prédios, indústrias, residências ou máquinas. Os cabos elétricos permitem a distribuição de energia com segurança e muita eficácia, e garantem o abastecimento da carga elétrica em diversas situações.
Dentro deste cenário, muitas vezes é preciso expandir a área de atuação da energia por meio de uma emenda de condutores elétricos que garante a transmissão a outros pontos. Este tipo de ação é tão importante que existe uma norma regulamentadora estabelecendo todas as condições para se realizar a emenda de condutores elétricos, a ABNT 5410:2004.
Materiais para realizar a emenda de condutores elétricos
O primeiro passo para efetuar uma emenda em condutores elétricos é contar com os materiais certos, como:
- Conectores e terminais
- Fita isolante ou fita de alta fusão
- Alicate decapador universal
- Equipamentos de proteção individual (EPIs): luvas e óculos de proteção
Com todas as ferramentas e equipamentos de proteção individual em mãos, basta escolher qual o tipo de emenda de condutores elétricos que irá realizar.
Tipos de emendas em condutores elétricos
Basicamente, existem três tipos de emendas de condutores elétricos que podem ser realizadas: rabo de rato, prolongamento e emenda de derivação. Cada qual depende do tipo do condutor elétrico, ambiente e também qual é a finalidade da emenda.
1. Emenda Rabo de Rato
Ideal para caixa de derivação e de passagem, este tipo de emenda começa com a retirada de dois centímetros (depende da área de secção transversal do cabo) das capas que envolvem os fios que serão unidos.
Na sequência, utilize dois alicates — um em cada fio — e comece a torcer e envolver um no outro. Tenha bastante cuidado para garantir uma torção perfeita dos dois condutores. Por fim, cubra esta área de interseção dos fios desencapados com fita isolante ou fita de alta fusão.
2. Emenda de Prolongamento
Utilizada para prolongar o comprimento da fiação elétrica, a emenda do tipo prolongamento começa com o processo de desencapar os fios com um alicate decapador. É recomendável retirar uma boa área de capa em cada um dos fios para garantir melhor resistência durante a passagem da energia.
Depois, una os dois fios com alicates e forme um ângulo de 120 graus, realizando na sequência sua torção. Finalize com fita isolante ou fita de alta fusão, dependendo da necessidade.
3. Emenda de Derivação
Este tipo de emenda de condutores elétricos é aplicado quando existe a necessidade de se criar ramais de alimentação em uma linha que já está em uso.
Utilize o alicate decapador e retire uma boa extensão do fio principal (cerca de 20 vezes o diâmetro) e do fio derivado (neste caso, mais ou menos 50 vezes o diâmetro). Coloque os dois fios perpendiculares, segurando-os com firmeza com o alicate universal e, na sequência, enrole um condutor no outro até formar no mínimo seis espiras.
Como nos outros exemplos, finalize a operação realizando a emenda com fita isolante ou fita de alta fusão.