Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

Como o medidor de energia elétrica pode ajudar na economia?

O medidor de energia elétrica conhecido como relógio de luz mede e controla consumo energético em residências, comércios e indústrias. Possui disco de metal que gira conforme quantidade de energia gasta exibindo dados em kWh. Pode ser excelente aliado para economizar energia fornecendo informações de consumo em tempo real, permitindo identificar gastos excessivos e detectar fugas de corrente elétrica que aumentam a conta de luz e podem danificar equipamentos.

O medidor de energia elétrica, mais conhecido como relógio de luz, é um dispositivo que mede e controla o consumo de energia elétrica em residências, comércios e indústrias.

O aparelho possui um disco de metal que gira de acordo com a quantidade de energia que está sendo gasta no momento.

Os dados são exibidos no próprio equipamento, em números transformados em kWh.

Economia de energia

O relógio de luz pode ser um excelente aliado na hora de economizar energia elétrica.

Isso porque o dispositivo fornece as informações de consumo em tempo real, permitindo que moradores e empresários tomem consciência sobre o montante que está sendo gasto diariamente.

Ao visualizar quanto está sendo gasto, o consumidor poderá tomar medidas para conscientização e redução das atividades que utilizam energia elétrica, solucionando problemas ou interferências que podem estar causando elevados gastos de energia elétrica.

Identificando vazamentos de energia

Além da economia por meio da conscientização, o medidor de energia pode ser muito útil para apontar possíveis “fugas” de corrente elétrica — problema relativamente comum em edificações, responsável por aumentar significativamente a conta de luz e estar associado a danos aos equipamentos elétricos.

Uma maneira bastante eficiente de testar se há fuga de corrente elétrica é desligar todas as luzes e equipamentos eletrônicos da residência ou estabelecimento.

Com todos os consumidores de energia desligados, o medidor deverá parar de girar e registrar o consumo.

Se o relógio de luz continuar em funcionamento, é porque há fuga de corrente elétrica.

Compartilhe: