A carga elétrica está presente em todo o ambiente.
Porém, quando as propriedades negativas e positivas estão em equilíbrio, essa carga se torna imperceptível ou neutra. É possível quantificar uma carga elétrica apenas quando há desequilíbrio, uma vez que um corpo só pode se manifestar eletricamente quando há maior quantidade negativa ou positiva. É o desequilíbrio que separa elétrons e prótons em direções opostas e cria as cargas elétricas.
Para se medir a força de uma determinada carga elétrica, é utilizada a medida Coulomb (C) que, por sua vez, é estabelecida a partir da densidade da carga elétrica que está sendo medida em ampère (A).
Com o conhecimento dessas grandezas, é possível realizar uma medição analítica capaz de quantificar e classificar a força de uma carga elétrica.
Existem dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas.
Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças de atração ou repulsão, de acordo com os seguintes princípios básicos:
- Cargas elétricas positivas se repelem
- Cargas elétricas negativas se repelem
- Cargas elétricas de sinais contrários (uma positiva e outra negativa) se atraem
Por convenção, divide-se as partículas elétricas elementares entre prótons (carga elétrica positiva), elétrons (carga elétrica negativa) e nêutrons (carga neutra e em equilíbrio).