Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

O que é energia natural afluente?

A Energia Natural Afluente (ENA) é obtida quando a vazão natural de afluentes é turbinada em usinas hidrelétricas rio-abaixo. Durante a crise hídrica desde 2014 no sudeste brasileiro, o aproveitamento desta energia caiu significativamente, registrando apenas 68% do captado no ano anterior. A queda está diretamente relacionada à falta de chuvas e requer ajustes constantes nos valores conforme as vazões naturais e configurações das hidrelétricas.

Também conhecida pela sigla ENA, a Energia Natural Afluente é a energia que se obtém quando a vazão natural de um afluente (linha de água que termina em um rio principal) é turbinada nas usinas situadas rio-abaixo, a partir de um ponto de observação.

Em tempos de crise hídrica, como a observada no sudeste brasileiro desde 2014, o aproveitamento desta energia tem caído significativamente. O ano de 2014, por exemplo, registrou balanço final da ENA com apenas 68% de tudo o que foi captado no ano anterior, 2013.

Esta queda está diretamente relacionada à falta de chuvas na região e deve se manter em 2015. No mês de julho, por exemplo, a obtenção de energias naturais afluentes teve novos valores incorporados para atender a demanda, já que estes valores são ajustados de acordo com as vazões naturais e conforme mudanças nas configurações de hidrelétricas.

Compartilhe: