Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

O que fazer na falta do fornecimento de energia elétrica?

Chuvas fortes, ventos, raios, acidentes em postes, galhos nas redes elétricas, sobrecargas e desligamentos programados causam falha no fornecimento energético. Para evitar contratempos melhor opção é utilizar gerador adequado. Cuidados incluem desligar aparelhos da tomada verificar se falta afeta só sua residência ou região. Checar disjuntores do quadro energético e contatar...

Chuvas fortes, ventos, raios, acidentes em postes, galhos de árvores nas redes elétricas, sobrecargas e desligamentos programados para manutenção são alguns dos motivos que podem causar falha no fornecimento de energia elétrica.

Para evitar os contratempos associados à falta de luz, a melhor opção é utilizar um gerador de energia adequado para suprir a necessidade do local.

Caso não sejam utilizados geradores, devem ser tomados alguns cuidados durante as falhas no abastecimento.

O primeiro deles é desligar os aparelhos elétricos da tomada, evitando que eles sofram algum problema devido à carga e descarga de energia.

Em seguida, é indicado verificar se a falta de luz está acontecendo apenas na sua casa ou em toda a região.

No primeiro caso, deve-se checar se os disjuntores do quadro de energia estão todos ligados. Caso algum esteja desligado, ligue-o, pois a falha pode ter ocorrido devido ao uso de muitos aparelhos simultaneamente.

Se mesmo assim a falta de luz persistir, o mais indicado é entrar em contato com a companhia de energia elétrica.

Se ligar a chave e ela voltar a desligar logo em seguida, não insista e procure um eletricista para analisar a situação.

No caso de falta de luz na vizinhança, deve-se entrar em contato com a companhia de energia elétrica para alertar do problema e informar-se sobre em quanto tempo ele será resolvido.

Quando a energia voltar, deve-se verificar se todos os aparelhos estão funcionando corretamente.

Caso algum equipamento tenha sofrido avarias, é possível pedir reembolso do dinheiro do conserto.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é preciso registrar a ocorrência com a concessionária de energia elétrica, exigir o número de protocolo de atendimento e solicitar à companhia elétrica o ressarcimento em até 90 dias.

Compartilhe: