Indispensáveis em qualquer instalação elétrica comercial ou residencial, os cabos elétricos estão presentes na construção civil em obras de pequeno, médio e grande porte. Mas, além de contar com produtos das principais marcas do mercado e que possuem reconhecidamente qualidade e durabilidade, é preciso que o responsável pela construção ou reforma saiba escolher entre cada tipo de cabos e condutores elétricos para agilizar o trabalho e evitar transtornos.
A medida é necessária porque existem modelos variados e específicos para diferentes trabalhos, com resistência elétrica e flexibilidade que variam de acordo com o grau da seção nominal (expressa em milímetros). Esta medida é fundamental para se determinar qual a melhor solução para cada situação, uma vez que quanto maior for a seção nominal, maior resistência à corrente elétrica possui.
Tipos de cabos e condutores elétricos
Fios (fios sólidos)
Este é o tipo de cabo mais comum, sendo fabricado com materiais maciços para que se forme somente um condutor elétrico. Neste caso, a indústria utiliza o cobre. O fio sólido não pode ser dobrado, pois é pouco flexível, e seu manuseio deve ser feito com cuidado. Normalmente, os fios deste tipo são empregados em sistemas de iluminação, chuveiros, tomadas e outras instalações mais simples.
Cabos
Formado pela união de vários fios de cobre torcidos, o cabo é mais fácil de manusear devido à sua resistência e flexibilidade. É possível dobrar os cabos sem qualquer problema de ruptura na estrutura dos mesmos.
Cabos flexíveis
Modelos compostos por fios de cobre mais finos do que os utilizados nos cabos comuns, tornando sua flexibilidade ainda maior. É ideal para instalações elétricas com muitas curvas entre diferentes pontos.