O sistema de refrigeração Chiller consiste no resfriamento da água, tornando-a ideal para arrefecer o ar, produtos ou equipamentos.
Ao ser usado em conjunto com determinados equipamentos de ar-condicionado o Chiller possibilita a climatização dos ambientes e o controle da temperatura e da umidade relativa, além da movimentação, filtragem e renovação do ar.
Por meio de um sistema de refrigeração, o sistema chiller retira calor da água, baixando sua temperatura.
Para isso, recebe o refrigerante aquecido e vaporizado do trocador de calor, e o recompacta e esfria antes de enviá-lo de volta.
Ao comprimir o refrigerante, em um processo que emite quantidades elevadas de calor, o sistema precisa ser resfriado por outro dispositivo, o evaporador, que retira o calor criado pela recompressão do refrigerante.
Quando o ar-condicionado é ligado, um resfriador emite o ar quente que foi removido do interior da casa.
Com alta durabilidade e eficiência, o sistema de refrigeração Chiller também apresenta a vantagem de ter ótimo custo-benefício.
Além disso, não influencia na arquitetura dos ambientes.
Isso porque, apesar de os equipamentos serem de grande porte, são bastante flexíveis quanto à instalação.
A potência do Chiller é medida em toneladas de refrigeração (TR), podendo trabalhar com uma grande variação de temperatura, inclusive negativa.
Esse sistema pode ser usado em situações que requerem a climatização de espaços e a refrigeração de equipamentos, destacando-se locais com grande circulação de pessoas, como aeroportos, hospitais, estações de metrô, armazéns e eventos em geral.
Também são indicados para indústrias do petróleo, gás, petroquímicas, refinarias, indústrias químicas, farmacêuticas e alimentícias, para a mineração e tunelamento, além de equipamentos de telecomunicações e áreas da torre de controle das células.