Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

Como funciona um transformador de energia elétrica e qual a importância?

O transformador de energia elétrica garante uso de energia em residências e indústrias trabalhando com princípios de indução de corrente modificando tensão elétrica. Existem dois modelos: transformador de potência que recebe energia da usina e repassa para transmissão, e transformador de distribuição que é última etapa antes de chegar ao consumidor. A energia das usinas chega com tensão superior a 10.000V sendo reduzida para 110 ou 220V domésticos através de bobinas que criam campo magnético.

Responsável por garantir o uso de energia elétrica em residências e indústrias, o transformador de energia elétrica é um dispositivo que trabalha dentro dos princípios da indução de corrente e tem capacidade de modificar a tensão elétrica.

Existem dois modelos diferentes de transformador: o transformador de potência, que recebe a energia elétrica da usina e repassa para a rede de transmissão, e o transformador de distribuição, que é a última etapa antes da energia elétrica chegar até o consumidor.

Basicamente, a energia produzida pelas usinas chega ao transformador de potência em uma tensão muito grande, e continua assim durante toda a extensão dos fios da rede elétrica. É neste ponto que o transformador de distribuição entra em cena, reduzindo essa tensão e distribuindo-a para casas, lojas, empresas, indústrias e consumidores em geral.

Para mensurar a necessidade do transformador de energia elétrica, basta ter em mente que os maiores geradores das usinas elétricas enviam uma tensão superior a 10.000 V, o que é impossível para o uso doméstico — que utiliza tensões de 110 ou 220 V.

Esta corrente elevada chega até uma bobina presente dentro do transformador de energia, criando um campo magnético.

Essa energia é, então, transformada em uma tensão adequada e enviada aos consumidores finais.

Se levarmos em conta apenas a finalidade de uso, existem quatro tipos de transformadores de energia:

  1. O transformador de corrente, que permite a mudança de corrente contínua para corrente alternada
  2. O transformador de potência, que atua para enviar a tensão ao sistema de distribuição
  3. O transformador de distribuição, que repassa a tensão pelos fios da rede
  4. O transformador de energia de força, que envia a energia ao consumidor final

Durante todo este processo, a tensão da energia elétrica vai sendo reduzida até chegar aos lares e empresas na medida adequada.

Assuntos relacionados:

Compartilhe: