Ícone de relógio branco com seta circular e "24h" abaixo, destacando disponibilidade total da Tecnogera em fundo cinza claro.

0800-772-1601

Geração de energia renovável: entenda como funciona

O mercado de geração de energia renovável está em expansão no Brasil, com destaque para as fontes eólica e solar. O país possui 167 usinas eólicas e 74 solares em construção, com previsão de a energia eólica se tornar a segunda fonte do país até 2020. A geração eólica cresceu 61,5% no primeiro bimestre de 2017, com 3.495 MW médios produzidos. A Tecnogera atua no setor com comissionamento e fornecimento de bancos de carga para usinas, garantindo qualidade e segurança nos testes de desempenho.

O crescimento da geração de energia renovável

O mercado de geração de energia renovável está em plena expansão no Brasil e no mundo. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração de energia eólica no país cresceu 61,5% no primeiro bimestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. As usinas em operação produziram um total de 3.495 MW médios em janeiro e fevereiro, frente aos 2.164 MW médios gerados no primeiro bimestre do ano anterior.

Esse aumento de produtividade foi resultado da ativação de 77 novas usinas eólicas no período de um ano.

Geradores para energia solar

O gerador de energia solar é um dispositivo que converte a energia do sol em energia elétrica para ser usada nas casas ou empresas. É a chamada energia fotovoltaica. Existem dois tipos de geradores de energia solar: o gerador de energia solar com bateria e o gerador de energia solar conectado na rede.

O gerador com bateria é composto por placas fotovoltaicas, controlador de carga, baterias e inversor. Eles podem ser instalados em estações fixas ou móveis (com rodas). Geralmente são usados em regiões sem acesso a rede de energia elétrica, principalmente para iluminação e bombeamento de água.

Já os geradores conectados à rede são os mais comuns. Possuem apenas placas fotovoltaicas e inversor.

Geradores para energia eólica

Os geradores da energia eólica são chamados de aerogeradores. Você já deve ter visto um: são aquelas enormes turbinas com aparência de cata-vento. Quando as hélices desse cata-vento começam a se movimentar, automaticamente começam a girar também um gerador que fica dentro dessas turbinas. O gerador tem a função de transformar esse movimento circular (energia mecânica) em eletricidade.

Geradores para energia de biomassa

A biomassa é transformada em energia por meio da conversão da matéria-prima (bagaço da cana-de-açúcar, por exemplo) em um produto intermediário que será utilizado em uma máquina motriz. Essa máquina produzirá a energia mecânica que acionará o gerador de energia elétrica.

O mercado em números

  • As usinas hidrelétricas são as principais geradoras de energia no Brasil. Elas são responsáveis por mais de 100 Gigawatts da capacidade de produção da rede elétrica brasileira, o que corresponde a 61% da potência instalada no País.
  • As usinas eólicas em operação têm potência instalada de 10 Gigawatts, ou 7% da capacidade nacional de geração de energia. São mais de 400 usinas em operação. Outras 160 usinas estão em construção, que adicionarão mais 3,8 GW de capacidade.
  • As usinas eólicas são o segmento de geração de energia que mais cresce. Cerca de 33% das novas fontes de energia em construção são de energia eólica.
  • De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), em termos de matriz, atualmente, a fonte eólica é a mais competitiva e com diferença razoável para a segunda ou terceira fonte, tendo em vista que não se fala mais em grandes projetos hidrelétricos, que são os mais competitivos. Todos esses fatores tornam o Brasil um dos poucos países que têm a capacidade de cumprir os acordos do clima de Paris com tranquilidade e sem custo.
  • O Brasil conta com 167 usinas de energia eólica e mais 74 usinas de energia solar em fase de pré-construção.
  • Em posição de destaque, o Brasil pretende chegar em 2020 com a geração eólica de energia como a segunda fonte de energia do país e como setor da economia que mais cresce, em quarto lugar no mundo como país que mais investe, o oitavo que mais gera energia eólica e o décimo país em capacidade instalada.
  • O relatório New Energy Outlook 2016, produzido pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), prevê que a energia solar, eólica e de biomassa vai atrair US$ 237 bilhões de investimentos, em todo o mundo, até 2040.
  • Grandes corporações da tecnologia como Apple, Amazon e Google estão investindo em usinas e criando seus próprios parques geradores de eletricidade com fontes eólicas e solares.
  • Os custos de geração de energias renováveis já são, na média mundial, inferiores aos dos combustíveis fósseis. Com a força com que esse mercado se expande, os custos desse sistema energético podem ser menores do que o de combustíveis fósseis em dez anos e, em decorrência disso, 100% da energia consumida no mundo pode ser proveniente de fontes renováveis até 2050, aponta o relatório divulgado pela Rede de Energias Renováveis para o Século 21 (REN21), em parceria com a ONU Meio Ambiente.

Resumo

A Tecnogera está diretamente ligada a esse mercado com seu know-how em comissionamento e fornecimento de banco de cargas. No comissionamento da usina eólica, realizamos o teste diretamente dos aerogeradores, e na usina solar o banco de carga testa as fontes de alimentação e as unidades conversoras em um curto prazo de mobilização.

Dessa forma, qualquer falha no sistema pode ser identificada e corrigida para prevenção contra futuros acidentes e para que não haja prejuízos durante a etapa inicial de operação.

É importante ter um fornecedor experiente para atender projetos de grande complexidade que exijam capacidade técnica e estrutura como a construção de usinas. A Tecnogera possui know-how comprovado de plantas temporárias até 100 MW, além da manutenção preventiva e realização de testes de performance em cada central de cargas para locação, como serviços de carga real.

Comprometida com a qualidade no atendimento aos seus parceiros, possuímos uma equipe altamente habilitada e equipamentos das melhores marcas nacionais e internacionais, mantidos em constante modernização para garantir uma maior segurança operacional, otimização do tempo e dos custos.

Durante um comissionamento, até mesmo pequenos problemas nos bancos de carga – quase impossíveis de acontecer em equipamentos novos e com manutenção constante, como os da Tecnogera – podem causar um efeito dominó no cronograma. Além disso, comissionamentos mal feitos podem resultar em falhas nos diagnósticos e nas soluções dos problemas, deixando empresas e indústrias expostas justamente aos riscos que queriam evitar.

A melhor opção em aluguel de bancos de carga

A Tecnogera atua no setor energético desde 2005, operando no mercado de locação de grupos geradores de energia, bancos de carga, transformadores, subestações, QTA, QTR, cabos elétricos, tanques de combustíveis e todos os acessórios e serviços para uma completa solução.

Somos uma multinacional com atuação no Brasil, Argentina e Peru, e capacidade de atendimento em toda a América Latina, 24h por dia. A empresa possui equipe altamente capacitada e equipamentos das melhores marcas nacionais e internacionais, mantidos em constante renovação.

A Tecnogera oferece aos seus clientes projetos com soluções Turn Key, entregando um serviço completo, para uso imediato em segmentos como mineração, construção, óleo e gás, instituições financeiras, indústria e comércio, agroindústria, entretenimento, telecomunicações, concessionárias e planos de expansão de redes de varejo.

A Tecnogera apoia o trabalho de concessionárias no fornecimento de energia para cidades inteiras e ajuda a superar restrições de capacidade, como em períodos de pico sazonal. A visão da Tecnogera é de ser a mais ágil e eficiente empresa em soluções confiáveis de energia temporária, líder na América Latina.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco.

Compartilhe: